Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2009

U2


U2 é uma banda irlandesa de rock, formada no ano de 1976 e composta por Bono (Paul David Hewson) como vocalista e guitarrista, The Edge (David Howell Evans) na guitarra, piano, voz e baixo; Adam Clayton no baixo e guitarra; Larry Mullen Jr. na bateria.

Os U2, com mais de 20 anos de estrada são uma das mais populares bandas de rock do mundo desde a década de 80. Os seus concertos são únicos e um verdadeiro festival de efeitos especiais, além de ser uma das bandas que mais arrecadam anualmente.

Além da empreitada musical, eles são também conhecidos pela sua participação ativa em causas políticas e humanitárias, em especial o líder da banda, Bono. Bono Vox tem participado ativamente em várias campanhas e apelado a líderes do mundo inteiro afim de obter apoio na sua luta contra a fome, sobretudo nos países mais pobres. Essa "obsessão" de Bono, que levou a incomodar os membros do grupo quase levou o U2 ao fim em tempos passados, porém isso foi revertido e ele conta atualmente com o apoio deles na sua causa.

FORMAÇÃO - A banda foi formada em Dublin em 21 de Setembro de 1976. Larry Mullen Jr., com apenas 14 anos, pôs um anúncio na escola, Mount Temple High School, à procura de elementos para uma nova banda. A resposta resultou num grupo de 5 elementos batizado de "Feedback ", que incluía Larry na bateria, Adam Clayton no baixo, Paul Hewson (Bono Vox) no vocal, David Evans (The Edge) na guitarra e o irmão de David, Dick, também na guitarra.

Após 18 meses de ensaios, os "Feedback" mudaram o nome para "The Hype". A banda tocou com este nome num concerto para a descoberta de novos talentos em Limerick na Irlanda em 17 de Março de 1978, tendo ganho o concurso. Jackie Haden, da "CBS Records", que fazia parte do júri, ficou impressionado com a banda, tendo-lhes dado a oportunidade de gravar a sua primeira demo.

O punk rocker de Dublin Steve Averill (mais conhecido como "Steve Rapid" dos "Radiators From Space") disse que os "The Hype" não prestavam, pelo menos no nome. Mais tarde, devido ao facto de a família de Adam ser muito ligada à aviação, Adam sugeriu um novo nome para a banda, U2 (Lockheed U-2, nome de um avião-espião utilizado pelos EUA durante a Guerra Fria que fora abatido pela URSS poucos dias antes do nascimento de Paul Hewson - Bono) que foi aceito e se tornou o nome oficial da banda até os dias de hoje.

Há quem sugira que o nome "U2" é baseado na filosofia do grupo, que acredita que a audiência faz parte da música e dos espetáculos e, como tal, "you too" ("você também") participa do espetáculo.

Dick saiu em Março de 1978, e a banda fez-lhe um concerto de despedida. Reduzidos a quatro elementos, lançaram o seu primeiro single em Setembro de 1979, "U2-3" de seu nome, que chegou ao topo das tabelas na Irlânda. Em Dezembro desse ano rumaram a Londres para realizar os seus primeiros concertos fora da Irlânda, não tendo conseguido grande atenção do público ou da crítica.

Fonte: Wikipédia

O novo sucesso do U2 é Magnificent (Magnífico), atualmente é a música que eu mais gosto. Gosto da banda U2 atual, não gosto da época dos anos 1980 e 90.

2 comentários:

Moisés de Oliveira disse...

Parabéns pelo bom gosto, Weliton. Houve um tempo em que eu detestava U2 e aprendi, pouco a pouco, a gostar cada vez mais da obra dos caras. Experimente ouvir (e sempre busque as letras) canções oitentistas como Gloria (um enérgico hino religioso: Gloria in Te Domine!), The Unforgettable Fire, A Kind of Homecoming, Bad, I still haven't found what I'm looking for, Where the streets have no name e Heartland. E também as noventistas If God will send his angels, Acrobat, Who's gonna ride your wild horses, Numb, Stay e tantas outras. Acredite: quanto mais se conhece U2, mais se gosta.

Moisés de Oliveira disse...

Aliás, leia isto (sobre a canção "Magnificent"):

http://www.ncregister.com/daily/u2_singer_bonos_ode_to_mary/