Páginas

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Devoção ou sincretismo religioso?


Este texto foi publicado 13 de agosto de 2009, mas ainda condiz com a nossa realidade, vale a pena ler e refletir.


Como católicos devemos viver com piedade e sinceridade a nossa fé , sem misturas ... Jesus disse: " EU SOU o CAMINHO a VERDADE e a VIDA ... ninguém vem ao Pai se não por MIM" (Jo. 14,6). Só Jesus é a verdade que liberta.... a vida plena e o caminho ÚNICO para o Céu ... Ele não usou um artigo indefinido: "UM" (" Eu sou um dos caminhos...") mas usou um artigo definido "O" ("Eu sou o caminho"). Portanto o sincretismo é um falso caminho , uma ação enganosa de Satanás para desencaminhar os filhos de Deus .....


Não são todos os caminhos que nos levam a Deus, precisamos aprofundar nossa fé na palavra de Deus e alimentarmo-nos espiritualmente com os sacramentos... 


Salvador - BA, é a terra do sincretismo desde a sua origem , que os negros da áfrica lá se instalaram e fizeram dele seu culto e religião ... Por lá, é explícita a simpatia e adesão às religiões de origem africana como camdomblé, umbanda e outras. Respeito as pessoas que aderiram a essas religiões, mas não concordo e fico chateado quando vejo cenas de sincretismo religioso junto à Igreja Católica local. Não obstante a isso, nas festas de congada (Festa de Nossa Senhora do Rosário), em Santo Antônio do Monte, também há forte influência da inculturação africana na paróquia Santo Antônio. O evento acontece apenas uma vez no ano, mesmo assim, sempre foi meu alvo de críticas (há outros também) e deixa eu dizer: não vejo isso como uma devoção mariana, uma vez que essa controvertida maneira de prestar culto de dulia à Virgem Maria e qualquer outro santo, não tem fundamento bíblico e está fora de contexto com a Sagrada Tradição da Igreja. 

Nenhum comentário: